top of page

10 dicas para cuidar da suculenta golfinho

Foto do escritor: Denyse RibeiroDenyse Ribeiro

Muito prazer, sou a Denyse e essa é minha reação quando minhas plantas estão exuberantes.


Hoje vamos conversar sobre a planta Golfinho ou Colar de Golfinho (Senecio Hippogriff). É uma suculenta com folhas que parecem golfinhos saltando na água. Essa característica tornou-a famosa e procurada. Mas depois de conquistar a sua suculenta bateu uma dúvida, não é?! Como eu cuido dela? Bom, papel e caneta para anotar as dicas!



  1. ÁGUA NA MEDIDA CERTA É uma suculenta, então, manere na quantidade de água, regar apenas quando a terra estiver seca. Isso pode variar de acordo com o clima da região onde você mora. Teste até encontrar a frequência adequada, uma vez por semana ou menos. Aqui em casa em meses úmidos rego uma vez por mês. Só que é preciso atenção, observe as se as folhas estão minguadas ou viçosas, se o solo está úmido ou muito seco. Lembre-se de deixar o solo secar entre uma rega e outra.

  2. O VASO IDEAL É aquele que tem excelente drenagem, por favor, vasos com furos. O excesso de umidade apodrece a raiz. No vaso furado, o que sobra das regas escoa. Outro ponto importante é o tamanho do vaso, ele precisa ser um pouco maior que a planta, isso oferece mais espaço para ela se desenvolver.

  3. PREPARAR O SOLO A preferência é por um solo bem leve, poroso e drenável. É hora de misturar o substrato para mudas com areia comum (a única areia proibida é a da praia, pois tem sal).

  4. CAMADAS DO VASO A primeira camada é com pedriscos, cascalho, cacos de telha ou argila expandida. Assim vamos construir uma barreira de drenagem. Depois, precisamos colocar um pedaço de manta de jardinagem ou TNT ou filtro de café, isso vai garantir que a terra não obstrua a drenagem da primeira camada. Agora vamos colocar aquele solo firmeza do item 3 e encaixar a golfinho com bastante cuidado e delicadeza, ela é bem sensível.

  5. O LOCAL Evite a luz solar direta por muitas horas, isso pode danificar a golfinho. Embora seja uma suculenta, ela se dá melhor em locais com boa iluminação natural sem sol direto.

  6. AMBIENTE FAZ TODA A DIFERENÇA! Ela não tolera geadas ou frio intenso. Atenção redobrada, leve-a para ambientes internos durante o invernos. Sim, proteja sua plantinha!

  7. ADUBAR SEM EXAGEROS O excesso de nutrientes pode causar má formação das folhas e elas podem perder o formato de golfinhos. Uma fórmula básica, de manutenção e caseira já é suficiente! Aí vai uma RECEITINHA ÓTIMA: casca de ovo, misturada com casca de banana e borra de café (tritura no liquidificador, quanto mais triturada melhor é), esses ingredientes têm cálcio, nitrogênio, fósforo, potássio, o chamado NPK, ou seja, tudo que sua planta precisa. Aí é só colocar uma colherinha em vasos pequenos, a frequência pode variar, um espaço de 30 dias pode ser bastante eficaz. Ah, importante, o colar de golfinhos entra em dormência no inverno, aí não precisa adubar.

  8. PROPAGAÇÃO Quer preencher o vaso? Então, enrole os ramos sobre o solo do vaso e cubra algumas partes com solo, assim a formação de raízes será estimulada (isso se chama mergulhia, um tipo de propagação vegetativa, em que parte de um galho é coberta por terra sem estar cortada da matriz).

  9. SIM, PODAR É NECESSÁRIO A poda é essencial, ela faz uma planta velha se sentir jovem e convida a planta a brotar mais e melhor. Então, podar a ponta dos ramos estimula a ramificação da sua golfinho.

  10. TRATANDO O ESTRAGO DE INSETOS Observe em baixo das folhas e o caule, há bolinhas brancas? Esse pontinho pode ser cochonilha (um inseto que se alimenta da seiva da planta e quando não controlado pode matar sua golfinho, geralmente aparece em plantas que ficam abrigadas da chuva ou dentro de casa). Bom, identificada, é necessário fazer uma poda nas partes mais afetadas e uma limpeza com escova de dentes, pincel ou cotonete para retirar as cochonilhas. Agora é hora de evitar que apareçam mais insetos com uma RECEITINHA: Misture 10g de sabão neutro ou de coco ralado diluído em 1 litro de água quente, depois de esfriar borrife nas partes afetadas. Importante, aplique no início da manhã ou fim de tarde e proteja a plantinha da luz do sol durante uma semana ou duas para não queimar.

Bom, agora já sabe como cuidar da sua verdinha! Saiba que as primeiras hastes são eretas. Geralmente, depois de atingir quinze centímetros de altura começa a arquear. Assim surge uma cascata de golfinhos. Os ramos podem ultrapassar um metro de comprimento facilmente. Isso mesmo, por isso chama muito atenção em vasos pendentes, embora fique linda como forração também. A golfinho é, na verdade, uma híbrida, é resultante da hibridização entre o colar de pérolas (Senecio Rowleyanus) com a planta vela (Senecio Articulatus). Agora, divirta-se cuidando da sua suculenta!


Beijos florido!

2.668 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page