top of page

Somos do time natural, quanto mais autêntico MELHOR!

  • Foto do escritor: Denyse Ribeiro
    Denyse Ribeiro
  • 13 de mar.
  • 3 min de leitura

O Ateliê Mel em Flor trabalha EXCLUSIVAMENTE com flores e pétalas naturais. Essa é uma escolha baseada em nossa missão que é levar a natureza até você!





Sempre tive uma certa resistência com as flores e pétalas artificiais e confesso que para arranjos não gosto muito das flores secas, eu sei que há quem ame e nós respeitamos profundamente. Por isso, peço licença para contar um pouquinho de nosso ponto de vista.

Sim, há uma lista enorme sobre o custo benefício das flores artificiais e secas, a maioria delas são uma cópia quase perfeita (no caso da artificial) e decoram bem o ambiente. Mas para nós, se trata de fluxo da vida. Pessoalmente, para mim, Denyse, observar a natureza é aprender sobre paciência, belezas diferentes, sobre ciclos e sobre retornar para a natureza como nutriente para o que está por vir.


Quando montamos um arranjo estamos compondo uma poesia com flores, folhagens e sentimentos. Não são palavras, são emoções, quem recebe flores de alguém querido guarda no coração uma sensação única e inexplicável. Um sentimento similar para surpresas românticas, a natureza está te brindando com belas pétalas aveludadas e lindas transbordando amor e felicidade. Na montagem de um casamento, uma renovação de votos ou festa de aniversário, temos a celebração da vida e do amor, a reunião de pessoas que guardamos com carinho em nossos corações, por isso, decoramos o ambiente para celebrar, partilhar um dia insubstituível e criar memórias que vão nos fazer sorrir sempre que nos lembrarmos. As flores criam o aconchego desses momentos únicos.


Não sou uma seguidora do Feng Shui, mas gosto muito do ponto de vista dessa filosofia sobre as flores artificiais: Como as plantas artificiais não têm vida ou energia natural, não são capazes de trazer os benefícios das plantas verdadeiras. Sendo assim, a apatia desses objetos acaba se transferindo para o ambiente. Além disso, as plantas artificiais são geralmente consideradas inautênticas e podem ser vistas como uma tentativa de imitar ou falsificar a natureza, o que pode ser interpretado como inapropriado. Por essas razões, o Feng Shui recomenda o uso de espécies verdadeiras no lugar das falsas.


Mas no caso das flores de plástico meu ponto de vista é ainda mais complicado, pois estamos vivendo um período da história do planeta em que precisamos ter consciência de nossas escolhas de consumo. Sei que apenas isso não basta para reduzir o lixo e resolver o problema dos microplásticos (partículas de plástico com até 5 milímetros de diâmetro) que são um grave problema ambiental e de saúde. E o que isso tem a ver com a flor de plástico?


Bem, é uma flor de plástico que tem como missão ser perpétua e imitar uma flor natural. Infelizmente, em muitos casos, vira lixo e ao se biodegradar, se transforma em pequenos fragmentos de plástico que mantam animais marinhos, contaminam o solo e geram problemas para a saúde do ser humano. Esse é um tema complexo e com muitas nuances, mas não poderia deixar de mencionar.


Eu sei que é um pouco frustrante ver as flores murcharem, mas, de alguma forma, quando paramos de venerar o eterno ilusório, aprendemos a respeitar a mudança de ciclo e passamos a apreciar melhor o nosso agora. Eu sei que era pra falar de flor, mas a natureza é sábia demais e sempre fala sobre nós. Beijos floridos, Denyse Ribeiro


Kommentare


bottom of page