top of page

Use o hortelã para melhorar sua qualidade de vida

Foto do escritor: Denyse RibeiroDenyse Ribeiro



Hortelã (Mentha piperita), é uma erva conhecida e muito usada na medicina terapêutica, na culinária e na indústria cosmética. Possui vitaminas A, B e C, minerais, cálcio, fósforo, ferro e potássio. Um estudo de Padmini et al. (2008) mostrou que o chá de hortelã ou chá enriquecido com hortelã pode contribuir para a melhoria na qualidade de vida saudável pelo aumento da defesa antioxidante e retardo do surgimento de várias doenças degenerativas causadas por estresse oxidativo, que pode ser definido como o desequilíbrio entre a formação e remoção de agentes oxidantes no organismo.

Vamos conhecer um pouco melhor essa erva:


Propriedades Terapêuticas: analgésica, antisséptica, anti-inflamatória, digestiva, anestésica e expectorante. Exerce ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo.


Indicada: para insônia, dores de cabeça, dores abdominais, cólica e flatulência, gripes e resfriados. Ajuda na digestão. Auxilia na perda de peso. Elimina e impede a formação de muco (secreção). O cálcio é importante para a formação dos ossos e dos dentes e o ferro evita doenças como a anemia.


Caráter Energético: condutor, atua em todos os chakras. Abre caminhos na vida. Ajuda a entender e trabalhar as dificuldades com o pai. Elimina a hipocrisia e a falsidade, reduz o estresse. Auxilia a mudança do pensamento e gera vitalidade. Facilita a liberação de emoções como "o que os outros vão pensar?" e energia retida. Elimina cansaço. Atrai prosperidade. Usado como proteção junto com anis e alecrim.


Como é usado?

1. Gargarejo com o chá, melhora o hálito e ajuda a combater as dores de garganta, da faringe e da laringe;


2. Pode ser usada amassada sobre picada de insetos para amenizar a coceira;


3. Emplasto com a função de anestésico devido à substância encontrada na erva – o mentol. O mentol dá uma sensação refrescante e ajuda a combater vírus e bactérias;


4. Na indústria de cosméticos a planta atua como antioxidante devido ser rica em vitamina A e C. As vitaminas potencializam o colágeno atuando de forma benéfica na pela e nos cabelos. Muitos produtos para a beleza dos cabelos e pele possuem em sua composição hortelã;


5. É muito usada na culinária dando sabor extra a enfeitando os pratos. O sabor e aroma são marcantes. Pode ser usado para preparar deliciosos pratos com carnes como é o caso do quibe, tempero de carnes e frango. Também usada em molhos, saladas e sucos. Hortelã combina perfeitamente com as frutas como o abacaxi, melancia, pêssego e maçã. Dá um toque refrescante e um sabor delicioso;


6. A hortelã também pode ser servida como chá, em temperatura quente ou fria. O chá pode ser misturado com frutas, se preferir! Fica muito gostoso! Experimente!


7. Banho com hortelã


Sua vez de implementar hortelã no dia a dia


Chá de hortelã

Ingredientes:

  • 2 a 3 colheres de folhas frescas, secas ou trituradas de hortelã;

  • 150 ml de água fervente.

Modo de preparo:

Numa xícara adicionar a hortelã e a água fervente. Tapar e deixar repousar durante 10 minutos.

Coe e sirva. Pode ser servido quente ou gelado. Pode ser adoçado com açúcar ou mel. Hortelã não possui cafeína, portanto pode ser bebido 3 a 4 vezes por dia, e de preferência após ou entre as refeições.


O chá é bom para ajudar na digestão e para reduzir a náusea


Banho com hortelã

Para relaxar, trazer vibrações positivas e renovar a sua energia.

Modo de preparo:

1 litro de água no fogo.

Após levantar fervura, desligue o fogo e coloque a hortelã.

Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Depois, coe.

Tome seu banho normalmente, desligue o chuveiro e jogue a água da mistura da cabeça aos pés. Garanta que todo o corpo entre em contato com a água.

Enquanto se banha, mentalize coisas boas, envolva-se no banho.

Depois do banho, aproveite para desacelerar e curtir esse momento de cuidado e autoconhecimento.


Tenha em casa: hortelã é uma planta que se adapta muito bem em qualquer situação. Pode ser cultivada num vaso em casa. Precisa de muita água, mas não deixe-a em solo encharcado; ela deve ser plantada em um vaso com sistema de drenagem, além de furos que permitam a liberação da água em excesso do solo.


Conhece alguma receitinha? Compartilha com a gente nos comentários!


Beijos floridos, Denyse Ribeiro

Referências:

Gimenes, Bruno J.. Fitoenergética . Luz Da Serra Editora.


COLÉGIO WEB. Hortelã – Benefícios, Propriedades e Recomendações. Online. Disponível em: < http://www.colegioweb.com.br/saude/hortela-beneficiospropriedades-recomendacoes.html#ixzz3O323zzKF>. Acesso em: 30 jun. 2020.


Falquetto, Paula Lyra. “DESENVOLVIMENTO DE UMA BOMBA DE CALOR DOMÉSTICA PARA SECAGEM DE HORTELÃ.<http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/255768/1/Falquetto_PaulaLyra_M.pdf> Acesso em: 30 jun. 2020.

82 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page